sábado, 3 de setembro de 2011

Patuá Dance

cultura - dança



O Patuá Dance existe desde 1993 no País de Gales (Grã-Bretanha) sempre sob o comando da coreógrafa e bailarina brasileira Fernanda Amaral.
A companhia se apresenta regularmente em parques, festivais e teatros de todas as regiões do País de Gales, Inglaterra e demais países da Europa. E também já foi motivo de vários programas especiais de televisão e rádio.




Através da linguagem teatral e da música, o Patuá Dance conta estórias misturando dança e música e utilizando máscaras, adereços e vestuários extremamente coloridos. A companhia usa qualquer espaço como palco para as suas apresentações. O Patuá Dance tem como objetivo levar a dança e o teatro a todos, apresentando-se em espaços não convencionais onde o público muitas vezes nem está esperando, como nas ruas, centros comerciais, parques, centro de convenções, etc.




artes
ARTES

O País de Gales é uma terra de poetas e cantores. As tradições da literatura e da música galesas datam de mais de mil anos antes dos bardos da Idade Média.

Um dos mais famosos poemas galeses, o Gododdin, que descreve uma batalha em Yorkshire, foi escrito por volta do ano 600. Durante o séc. XII, Geoffrey de Monmouth escreveu poemas que ajudaram a difundir as lendas do rei Artur. As lendas galesas dos séc. XIII e XIV são encontradas no Mabinogion, uma compilação de narrações baseadas em mitos celtas. Durante o séc. XIV, um dos maiores poetas galeses, Dafydd ap Gwilym, escreveu sobre a natureza e sobre o amor. O mais célebre poeta galês do séc. XX foi Dylan Thomas.

Quase todas as povoações e igrejas galesas têm coros. As canções galesas têm características de hino. Uma das canções mais famosas é Ar Hyd y Nos (Durante Toda a Noite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário